top of page

“VIVIDA: VIDA - VIVER E DAR”

 

Pela primeira vez a Associação pró Hildegard von Bingen, na Eremitagem “os felizes” vai iniciar em 2019, o projecto cultural da coerência entre o impulso do pensamento, a vontade e a acção, acompanhado da mesma coerência entre fé e conhecimento.

Promovendo uma percepção e avaliação diferentes da realidade actual sob as circunstâncias de um retiro vivo.

O Projecto chama-se “vivida: vida - viver e dar”.

O conteúdo da sigla vivida é uma criação (desde Janeiro 2019) do pensamento permanente da Eremitagem e da Associação pró Hildegard von Bingen: um mundo que realmente não é conhecido no dia a dia que te rodeia.

Trata-se de uma transmissão de conhecimentos fundamentalmente diferente com objectivos também fundamentalmente diferentes daqueles que actualmente se encontram nos cursos e workshops habituais. O local será o biótopo da Eremitagem. Quem necessita de pernoitar fora da Eremitagem, pode-se dirigir à Quinta da Levada, Vila Real.

     

As vividas realizam-se de Maio a Setembro, tendo como aspecto principal a vida sem máquinas e sem electricidade. Viver a vida com e na Natureza, com os seus quatro elementos e impulsos para a sobrevivência no pântano da imoralidade e do abastardamento. Trata-se, acima de tudo, do estabelecimento de uma alimentação natural a partir de produtos hortícolas e de plantas silvestres existentes no biótopo, para isso conhecendo-os e preparando-os para o seu aproveitamento, utilização e conservação. No centro de tudo isso estão o corpo, a mente e a alma, bem como a prevenção e a cura de doenças. Também se tratará do conhecimento de produtos medicinais e cosméticos naturais e da sua preparação manual. A experiência e a sabedoria da medicina de Hildegard von Bingen também são consideradas, assim como investigações para a obtenção de produtos de limpeza ecológicos.

«Curso e workshop são como duas velhas chinelas já tão usadas e contaminadas por tantos pés diferentes que quem as quiser usar só lá encontra ‘chulé’ e fungos, praticamente já não servindo para andar.»

«Quem não se inclinar para a Terra, também não se pode erguer para o Céu.»

«Quem realmente quiser alimentação correcta, tem de enveredar por uma vida correcta. Se aquela é possível tomar hoje, esta tem de se dar sempre.»

«Para todas as formas de estado, todos os cultos e todos os entusiasmos colectivos, a individualidade está muito acima de querer consumir conhecimento, a fim de poder consumir tudo isso como repetições sem sentido. Apenas imitação, apenas plágio.»

                                                                                                                                                              feliz

       

A participação em cada vivida é limitada a 3/5 pessoas, para que a convivência se mantenha individual, produtiva e efectiva. Cada vivida inclui um programa de aprendizagem especial no qual os amigos da Associação pró Hildegard von Bingen e da Eremitagem se podem inscrever. Cada vivida tem a duração de 2 dias, sendo a chegada na véspera. Pequeno-almoço, almoço e jantar na Eremitagem. As vividas orientam-se, segundo a época do ano, pelas plantas hortícolas, medicinais e silvestres e também segundo as condições climatéricas. Todos os trabalhos para a aprendizagem e o domínio de cada temática são realizados em conjunto.

Um princípio da vivida é a aprendizagem natural através dos cinco sentidos e das capacidades mentais e espirituais. Isto significa que durante os trabalhos não é permitido fotografar nem filmar, para fortalecimento da concentração, da percepção, da capacidade de registo e da lembrança.

É claro que durante cada vivida também é permitido discutir aspectos de saúde individualmente com Maria Feliz - evidentemente, desde que não seja prejudicado o sentido e o conteúdo colectivo.

Em resultado da galopante degradação mental, do desvario cultural e da daí resultante indisciplina, e também devido à responsabilidade em relação ao nível necessário de cada vivida, tanto a Eremitagem como a Associação pró Hildegard von Bingen reservam o direito de uma última decisão sobre a selecção, participação e composição dos participantes.

Contacto para mais informação: e-mail - mariafelizariam@gmail.com

bottom of page